28 de julho de 2017  -    11h35  -   Por    -   Em  São Domingos

Prefeitura de São Domingos realiza a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

Na manha desta quinta-feira, 27 de julho de 2017, a Prefeitura Municipal de São Domingos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na Câmara Municipal dos Vereadores, a VII Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. A abertura do evento contou com a presença da prefeita Odaisa de Cássia, da Vice-Prefeita Edi Nobrega, do Secretario de Assistência Social Aldeone Pereira, da Presidente da Câmara Municipal dos Vereadores Marina Martins, e os representantes das Secretarias de Saúde, Educação e de entidades religiosas, além de diversas representações dos vários segmentos da sociedade São Dominguense.

A prefeita Odaisa de Cássia, na oportunidade agradeceu a presença e a participação da comunidade, parabenizou as pessoas envolvidas na organização da Conferência pelo desempenho e dedicação. Destacou a importância da participação popular e os avanços conquistados pela  Assistência Social do município.

Após a leitura e aprovação do Regimento, o palestrante na pessoa do Advogado Sauly Martinho falou sobre a importância da conferencia e sobre o tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS.

Logo após a palestra foram divididos quatro grupos para discutir sobre os seguintes temas:

1º Grupo discutiu sobre a proteção social não-contributiva e o principio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassisteciais.

2º Grupo discutiu sobre a gestão democratica e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS

3º Grupo discutiu sobre o acessos ás seguranças socioassistencias e a articulação entre serviços, benedicios e trasferencia de renda como garantia de direitos sociassistenciais.

4º Grupo discutiu sobre a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos sociassistenciais.

A conferência é uma grande oportunidade para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política pública por todos os atores envolvidos, como condição para a consolidação do SUAS (Sistema único de Assistência Social), como a garantia de direitos socioassistenciais dos usuários e da proteção social não-contributiva.

Vale lembrar que o objetivo do tema da Conferência “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, é avaliar a situação da Política de Assistência Social e propor diretrizes para a formulação de políticas de Assistência Social, sendo que as deliberações servem para orientar o governo na elaboração dos planos de Assistência Social e na definição de ações que sirvam prioritariamente no âmbito municipal.

MAIS FOTOS.:

Fonte:  PMSD

deixe seu COMENTÁRIO