Confira os alimentos para quem quer evitar a acne

A acne pode agravar quando as escolhas alimentares não são as melhores

Há 3 semanas atrás por noticiasaominuto

Lifestyle CUIDADOS

acne é uma doença cutânea que resulta da inflamação das glândulas sebáceas. Pode afetar o rosto, o pescoço, o peito, as costas ou qualquer outra parte do corpo. É associada à puberdade e à adolescência, mas são cada vez mais os adultos a sofrer deste problema. E entre as muitas causas de acne está uma que depende apenas de cada pessoa: a alimentação.

Apesar de se tratar de um problema cutâneo multifatorial, a acne pode agravar quando as escolhas alimentares não são as melhores. O leite, por exemplo, pode ser um desencadeador da doença, tendo um estudo citado pela revista “Fitness” concluído que as pessoas que bebem leite regularmente são quatro vezes mais propensas a desenvolver acne (e tudo por culpa dos hormônios presentes na bebida).

Também os sorvetes podem ser um inimigo da acne e aqui a culpa é do alto teor de açúcar, ingrediente que estimula os marcadores inflamatórios e que, por isso, coloca sempre o organismo em ‘modo de defesa’, acabando as borbulhas por ser um resultado visível disso mesmo. E como o açúcar é um vilão, na lista de alimentos que causam acne está ainda o chocolate, as bolachas industrializadas

Por ser um produto rico em sódio e gorduras saturadas e trans – três ‘bombas’ inflamatórias – também as batatas fritas de pacote são responsáveis pelo aparecimento ou agravamento das borbulhas. Tudo o que seja fast-food, incluindo a pizza, é igualmente penoso.

Mas entram alimentos saudáveis nesta lista? Sim, claro. Embora a reação ao que se come dependa única e exclusivamente do organismo de cada pessoa, a verdade é que alimentos como o pão branco (rico em hidratos de carbono simples e, por isso, desregulador nato de hormônios), o tofu e o edamame devem também ser evitados por quem sofre de acne. No caso destes dois alimentos, em causa está o impacto que a soja tem no sistema hormonal, podendo causar desequilíbrios.

No leque de alimentos aos quais as pessoas devem fugir se querem evitar a acne incluem-se ainda aqueles que causam algum tipo de sensibilidade ou intolerância, como os que contêm glúten ou lactose, por exemplo. Nestes casos, a pessoa deve prestar atenção aos sinais que o corpo dá e assim que nasce a primeira dúvida quanto ao impacto de um alimento, nada como criar uma espécie de diário alimentar e perceber se, de fato, é ou não a causa para o aparecimento de borbulhas. Consultar um especialista é também uma opção sempre válida e segura.



RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Mulher mais baixa do mundo encontra o homem mais alto; veja foto

Cinco casos suspeitos de febre amarela são notificados na PB, diz Saúde

Vacina contra febre amarela deve ser aplicada 10 dias antes de viagem





MAIS LIDAS